sexta-feira, 26 de julho de 2013

África do Sul (Constantia e Rota do Vinho)

Começando...


A ideia do blog começou um pouco antes da minha viagem para África do Sul, através de uma amiga, a Polly, que me fez pensar na ideia de ter um blog, dando dicas, tanto é que foi ela quem sugeriu esse nome. Depois, na África do Sul, em um jantar, conversando com o meu namorado, a pessoa que me incentivou a apreciar melhor vinhos, ele me deu uma força para criar o blog e falou que poderia contar com sua ajuda na parte dos vinhos, afinal ele é um enófilo! 

Conclusão, nada melhor para começar minhas postagens falando da África do Sul.

ÁFRICA DO SUL

Essa viagem foi um presente que ganhei para comemorar meu aniversário. Confesso que quando meu namorado chegou com a ideia de viajar para África do Sul, eu fiquei assustada. Mas um certo dia ele me manda por e-mail as  passagens e falando que era o meu presente de aniversário, 1 semana na Cidade do Cabo, porém iremos fazer as vinícolas sul-africanas. Então, por ai começou a minha pesquisa: "Rumo a África do Sul". 

Nosso objetivo era descansar, conhecer bem um local, fazer gastronomia e degustar de  muitos vinhos. Ou seja, não tínhamos tempo para fazer Safári que fica na outra costa da África do Sul.

CONSTANTIA
A região vinícola começa em Constantia que é uma cidade ao lado de Cape Town. Um lugar lindo com algumas vinícolas que produzem os melhores vinhos brancos sul-africanos.

Começamos conhecendo a Klein Constantia, talvez a mais famosa vinícola de Constantia, muito conhecida pelo seu famoso vinho "Vin de Constance". Esse vinho ficou muito conhecido por saciar a sede de Napoleão Bonaparte, conforme diz a lenda... a vinícola por estar com uma localização privilegiada na Península do Cabo, conta com auxilio da brisa marinha, altitude e a proximidade do Oceano Atlântico, com isso tem condição perfeita para produzir vinhos brancos aromáticos.

O "Vin de Constance" é um vinho de sobremesa, e foi muito difícil de achar um para comprar, pois a safra 2007 na vinícola já tinha esgotado, mas a safra 2009 está para ser lançada em pouco tempo, porém como tudo se dá um "jeitinho brasileiro" insisti com o moço que nos serviu a degustação (wine tasting) que era meu aniversário e eu não podia sair de lá sem  provar o vinho. Para minha surpresa, ele foi no barril e tirou uma prova do vinho que vai ser lançado "Vin de Constance" safra 2009. Fiquei super feliz e mais feliz pelo seu aroma, sabor, tudo equilibrado, me fez lembrar tomando um "Sauternes" vinho doce francês.

Abaixo foto dos vinhos que fizemos a degustação. 



O primeiro é um 2012 Riesling, o segundo é um 2012 Sauvignon Blanc e o terceiro é um Marlbrook, um blend (Semillon, Sauvignon Blanc e Chardonay). Também fizemos degustação de tintos o qual eu acabei comprando o 2008 Anwilka que é produzido em Stellenbosch.


A segunda vinícola que visitamos e fizemos a degustação chama Buitenverwatching, que significa, além das expectativas. E posso confirmar que é mesmo. O atendimento, a explicação que a pessoa que nos serviu foi bem além das expectativas, tanto é que ele falou tanto e nos deixava provar uma boa quantia de vinho que passamos do horário de almoço e eu já sai em um estadinho "alegre"... queria carne, queria comer muita carne de fome e  já estava rindo muito...
Lá eu provei o primeiro Chenin Blanc, que me apaixonei e trouxe para a minha confraria, "Confraria das Meninas" essa é uma outra história que irei contar a parte... os vinhos brancos deles são muito bons e os preços são ótimos! Nada caro, vale a pena!




Sala de Degustação da Buitenverwatching



Vista da sala de degustação para o restaurante que estava fechado, devido ser inverno e chovendo!




Outra vinícola que me surpreendeu foi a qual nós ficamos hospedados a Steenberg! Uma vinícola moderna, famosa, o seu espumante chardonay feito no método "champenoise", o qual os sul-africanos denominam esse "Méthode Cap Classique" que é 100% Chardonay. O mais legal era tomar no café da manhã. Nós ficamos hospedados nessa propriedade, sem sombra de dúvidas foi a melhor escolha que fizemos, graças a indicação do Eduardo dono da Grand Cru de Moema/SP, amigo do Paulo (meu namorado).
A Steenberg possui 2 restaurantes o Catharina´s o qual comemoramos o meu aniversário e o Bistrot Sixteen 82, que fica dentro da sala "wine tasting" porém estava fechado então não posso falar sobre esse restaurante.
Degustação na Steenberg





 Vista da Wine Tasting

Espumante Chardonnay - Methode Cap Classique

Mais dicas de vinícolas para se visitar em Constantia, essas eu não posso falar e muito menos recomendar pois não fui visitar.
  • High Constantia
  • Eagle´s Nest
  • Constantia Uitsig (fica perto da Steenberg, fomos jantar lá pois possui o restaurante La Colombe o qual irei comentar depois)
  • Groot Constantia (mais antiga adega da África do Sul)
  • Constantia Glen
Se vocês quiserem mais dicas sobre essas vinícolas eu tenho um diário de bordo o qual posso enviar por e-mail com a história de cada vinícola.

Hotel:
O hotel que nos hospedados foi o STEENBERG HOTEL dentro da STEENBERG STATE, detalhe todas as vinícolas vem com STATE depois do nome. Como já falei o hotel foi excelente escolha. 
Outras vinícolas também tem hotel como a Constantia Uitsig, Groot Constantia, na maioria tem hotel, o legal é entrar no site e pesquisar, verificar preço, disponibilidade e o que o hotel oferece. A maioria o café-da-manhã está incluso no valor, estacionamento não paga e tem acesso a wi-fi. 
Nós reservamos pelo site através de um e-mail e o hotel nos ligou assim que fizemos a reserva, confirmando e se precisávamos de algo, foram super atenciosos. 






Restaurantes:
Para mim o melhor restaurante dessa parte da viagem foi o Catharina´s que fica dentro da Steenberg, tanto é que jantamos lá 2 vezes; a primeira quando chegamos e na segunda para comemorar meu aniversário. A comida é maravilhosa, os vinhos excelentes, lá que eu debutei o meu primeiro Pinotage quando comemorei meu aniversário. E os pratos, um melhor que o outro.

O menu do Catharina´s não é extenso e não tem tantas opções mas a qualidade é indescritível. No dia que chegamos foi um jantar rápido, mas no dia do meu aniversário com direito a entradinha, prato principal, sobremesa! 

Vamos começar pela entrada... eu escolhi uma entrada que se chama: Autumanal Tart que é cebola caramelizada e um tartar de camembert com cogumelhos marinados e folhas escuras. Já o meu namorado escolheu Fresh West Coast Mussels, que são mexilhões com creme de coco, chili porém  muito apimentado, ou seja, eu consegui fazer a melhor escolha!!! 











A minha escolha de entrada!
Entradinha do Paulo



Agora o prato principal: o meu foi Sea Food Plate, que é um prato de frutos do mar com um salmão local da África do Sul, é um salmão branco, com vieiras, lulas e mexilhões com um molho perfeito! Eu escrevendo sobre esse prato me deu agora água na boca... uhmmmm... já o Paulo foi de Chalmar Beef Wing Rib (600g no osso) que é deliciosa essa carne com um molho de chimichurri e batatas que parece que são cozidas e depois assadas. E para finalizar a sobremesa... o melhor crème brûllé que eu já comi na vida, ele é feito na hora. 

Agora as fotinhos para ilustrar tudo isso e dar mais água na boca.


O meu primeiro Pinotage, Beyerskloof 2010



Meu prato, Sea Food Plate


Prato do Paulo


O carinho que eles tiveram no meu aniversário!


E finalmente a sobremesa!!!




Outro restaurante que tivemos a oportunidade de ir que eu fiz a reserva do Brasil chama La Colombe e fica na Constantia Uitsig. Uma dica ótima é que no hotel Steenberg eles tem uma van que leva o hospede do hotel para o jantar sem cobrar nada! Muito legal, porque ficamos a vontade  para poder beber o tanto que queríamos! Adoramos isso!

O La Colombe é um restaurante que vale a pena ir no Menu Degustação deles,são 11 cursos totais, sendo entradas, prato principal, sobremesa e bebida para limpar o paladar entre um prato e outro, ou seja, parece muito falando mas não é. Eles tem a opção com vinhos já harmonizando com o  prato que obvio que se cobra a mais por isso, ou sem vinhos e você escolhe um vinho da carta. A minha dica é, escolha sem os vinhos e escolhe um vinho a parte pois a maioria não é tão bom e a carta de vinhos deles lá  é muito boa, excelente, tem variedades, safras boas e de outros países. Vale mais a pena!

Para começar a falar do La Colombe, achei melhor postar as fotos e ir comentando sobre a comida. Bom como era dia 13 e véspera do meu aniversário que é dia 14, eu escolhi um restaurante bem legal para ser o meu jantar de despedida de aninhos rsrsrsrs... E lógico que avisei que era meu aniversário e eles montaram uma mesa especial. Detalhe eu fiquei ouvindo 1 semana em todos os hotéis e restaurantes "Happy Birthday!" eu amei, porque eu amo comemorar meu aniversário é mais um ano de vida, de amadurecimento, de saúde!

Detalhe da nossa mesa!



Para começar uma bebida com lichia para limpar o paladar, primeiro curso



Essa é a ostra, segundo curso!


Terceiro Curso


Quarto Curso


Quinto curso: Consomee Umami... crocantes, flores, cogumelos, caviar, verbena e lagosta


Sexto curso: Cordeiro Little Karoo em 3 versões


Sétimo curso: preparando mais um drink na verdade parecia um frozzen meio amargo



Oitavo curso: Porco em 5 versões, preciso falar... língua, bochecha, mas na hora nem é bom pensar nisso porque é  uma textura incrível.


Nono Curso: tipo de um brioche com queijo e cebola caramelizada


Décimo Curso: um founde de queijo crocante


Décimo Primeiro: Sobremesa festival de maçãs, nuts e caramelos e um Vin de Constance que pedi para acompanhar

Esse é o menu do La Colombe, espero que tenham gostado. É considerado um dos melhores restaurantes aos arredores da Cidade do Cabo, em 2010 foi eleito o 12 melhor restaurante do mundo segundo San Pellegrino 50 melhores restaurantes do mundo. Também tem outro restaurante nessa vinícola que chama Constantia Uitsig Restaurant o qual não conhecemos porém dizem que também é muito bom, mais simples que o La Colombe, fica mais uma dica.

Outros restaurantes bons que tínhamos recomendações ao redor de Constantia é na vinícola Buitenverwatching queríamos almoçar lá, mas estava fechado para férias. É muito comum na época do inverno, Julho, muitos restaurantes, estabelecimentos estarem fechado pois é uma época de baixa temporada e não se encontra tantos turísticas, principalmente não encontrávamos brasileiros nos nossos passeios.

Outra dica para um almoço gostoso,  para quem saboreia carne é na Groot Constantia. Almoçamos um dia nessa vinícola, não chegamos a visitar ela pois estava já fechada, mas o restaurante fica aberto até tarde. A dica é, peça a carne de avestruz, super saborosa, leve, vale super a pena e peça para acompanhar o vinho da vinícola deles, um belo tinto vai muito bem, o Groot Constance, o Gouverneurs Reserve 2010 pronto para tomar.


Passeios:
Como ficamos hospedados em Constantia e que é muito perto do Cabo da Boa Esperança (Cape of Good Hope), estava no nosso plano de viagem ir um dia para lá. A dica é: comece a descer para o Cabo da Boa Esperança  pelo lado do Oceano Atlântico e volte subindo pelo lado do Oceano Pacífico. Começamos o tour indo para o Chapman Peak Drive, uma estrada maravilhosa de um lado a montanha do outro o oceano, pegamos um dia lindo. Sinceramente, esse foi o passeio mais bonito que fizemos, foi o que mais marcou para mim.



No caminho tem vários mirantes para você parar e apreciar a paisagem e tirar fotos. Se deixasse por mim eu queria parar em todos e fotografar tudo.

Abaixo a vista do mirante que paramos. A dica é, pega um mapa e junto com o GPS traça o roteiro para você passar por ai, não coloca direto no GPS o destino final, no nosso caso era o Cabo da Boa Esperança, fomos colocando umas cidadezinhas próximas litoranias para conseguirmos fazer tudo por essa via;





Nesse dia para não perder tempo passamos em um supermercado que tinha quase na frente da Steenberg e pegamos um lanchinho e fomos comendo, pois não queríamos perder tempo e tínhamos o jantar do meu aniversário.

Tudo o que íamos fazendo era pelo Parque Nacional da Table Mountain. Abaixo, foto do mapa do pedacinho que estávamos fazendo da África do Sul.


Aqui fotos de mais um mirante que paramos para apreciar a paisagem, um lugar indescritível, com uma paz. Olhando a paisagem você esquece do mundo, dos problemas, você purifica a mente, transmitindo somente energias positivas. Para mim, foi o melhor presente de aniversário, perfeito para começar o meu novo aninho!



Fomos, seguindo viagem.... e no meio do caminho encontramos uma fazenda de criação de avestruz, e imagina se eu não queria parar??? Lógico, eu queria ver uma avestruz de pertinho. A placa dizia proibido entrar, mas se o Paulo deixasse eu chegaria mais pertinho para tirar uma fotinho com eles. São tão grandes...





Nessa fazenda você pode entrar tirar fotos e tem até um restaurante que infelizmente não conhecemos, bom fica para a próxima quando voltarmos. Não se cobra nada para entrar e fotografar e uma fazenda muito bem cuidada.

Agora chegamos na entrada do Cabo da Boa Esperança, é uma reserva que você tem que pagar para entrar, o veículo depende do tipo de carro que você estiver é um preço algo em torno a R$10,00. Depois para você pegar o bondinho para te levar no alta do Cape Point você paga, mas tem 2 tipos de pagamento: ou você pode subir de bonde e desce a pé, que essa foi a nossa opção ou você paga ida e volta de bonde que lógico que sai um pouquinho mais caro, mas não é muito. A dica para quem não tem problema em andar e tiver com sapato confortável, volte descendo a pé. A vista que você tem, você vai parando, apreciando, fotografando é muito legal e além do mais você já faz uma caminhada. Tinha muitos turistas subindo e descendo a pé, mas subir eu não recomendo pois é bem longe e para descer leva em torno de 10 minutos, imaginem para subir.



A vista depois que o bondinho chegou. Chegamos no Cape Point, no alto. 


 Aqui estamos realmente no lugar mais alto do Cape Point, onde conseguimos ver abaixo o Cabo da Boa Esperança e a rota da onde está cada cidade e a distância.

Venta muitoooo lá, não conseguia abrir o olho e muito menos segurar o cabelo. Cuidado  para não voar, pois o vento é tanto que parecia que ia sair voando, várias vezes o  Paulo ia me segurando.






 Quando chegamos no Cape Point, no estacionamento, já tem vários babuínos no seu habitat natural. Já tem placa avisando para não pertubar eles, e não se aproximar, mas não tem como não tirar foto.


Depois que você sai do Cape Point dentro da reserva você já vai vendo as placas para o Cabo da Boa Esperança, então você vai descendo com o carro e vendo uma paisagem linda, no meio do caminho encontramos um antílope e vários avestruz. A dica é manter os vidros do carro fechado e dirigir com muito cuidado

Aqui venta demais, a impressão era que eu ia ser jogada com o vento, tanto é que o óculos conseguiu sair do meu rosto voando... e eu correndo para pegar ele.


Os avestruz no meio da estrada. Dirigir com muita cautela e sempre com os vidros fechados!


Aqui foi o passeio para o Cabo da Boa Esperança, qualquer dúvida entre em contato comigo que estou pronta a ajudar.

Camps Bay
No meu roterinho de viagem estava Camps Bay, uma cidade litorania, chique, que no verão deve ser lotada e cheia de gente bonita e bem arrumada. Lá, não tínhamos feito reserva em nenhum restaurante e pedimos indicação no hotel, ele nos sugeriu alguns restaurantes e vocês não vão acreditar, imprimiram cardápio e a carta de vinhos das indicações do restaurante. No meu Guia de Viagens da Folha estava um CodFather, e o hotel nos apresentou esse restaurante também como uma das opções. Meu felling dizia para irmos nesse restaurante, por ser diferente. O restaurante não tem cardápio, você escolhe ou ir para o balcão de sushi, uma parte japonesa do restaurante que é bem famosa ou você ir escolher o peixe, fruto do mar que você quer eles pesam, grelham, e te servem com arroz, batatas fritas e vegetais no bafo... adoramos esse método. Tudo fresquinho e comemos aquilo que queríamos.



De entrada pedimos lulas fritas que foi uma ótima pedida. E de prato principal, escolhemos camarões tigres, eu nunca tinha visto e muito menos comido o camarão tigre. E mais uns camarões que são fora do padrão normal nosso, é muito grande e ponto alto foi o "butter fish" um peixe que só vai ter na África, foi a recomendação do garçom, que nos atendeu muitíssimo bem. Esse peixe é  indescritivel, macio, saboroso, delicioso.



 O que escolhemos e agora pronto para ser servido e devorado!!! rsrsrsrs

Meu prato.... com o primeiro Merlust 2008 que eu tomei. Super harmonizou.

A dica é, se não souber o que comer peça dica do garçom, eles nunca erram e mandam muito bem!

Depois desse "leve" almoço rsrsrsrs precisavamos dar uma caminhada, principalmente para conhecer essa praia. Apesar do frio você encontra muitas pessoas brincando na praia, andando na rua, pois a cidade é bem habitada.




Esse casaco fez sucesso! Foi o presente de aniversário que ganhei da minha cunhada Nathália! Eu fui parada 2 vezes para receber o elogio do meu casaco por 3 mulheres diferentes. A primeira foi uma moça simples na praia que veio pedir dinheiro, pois é se preparem para ser abordados. O meu namorado muito caridoso contribuiu. Já as outras 2 mulheres estavam na porta de um restaurante e me pararam para falar que meu casaco é maravilhoso e realmente fez sucesso em mais lugares que eu usei rsrsrsrsrs... não  imaginava que ele fosse dar IBOPE rsrsrsrsrs....












Vale muito a pena andar nas pedras sobre o mar e respirar a brisa marítima!



Rota do Vinho

STELLENBOSCH
Essa cidade é conhecida pela produção de vinhos tintos como também pela universidade. A University of Stellenbosch forma enólogos que vão trabalhar nas vinícolas locais.

Saímos de Constantia e fomos rumo a Stellenbosch, e logo aparece placar WINE ROUTE (Rota do Vinho) é uma vinícola do lado da outra, muitas propriedades que são lindas! Eu fiquei encantada com as paisagens e se tivesse mais tempo teria ido conhecer várias vinícolas.

Eu já tinha reservado um almoço em uma vinícola em Stellenbosch, Delaire Graff. Essa vinícola não constava em nenhum guia, não tinha indicação dela e muito menos uma recomendação. Mas, graças a minha super curiosidade e pesquisa na internet eu descobri um dos melhores restaurantes da África do Sul e talvez a vinícola mais luxuosa, mais chique, requintada, moderna, impecável.


A entrada da vinícola. Somente entrando já vamos percebendo o requinte e detalhes...


Na entrada do restaurante, que de um lado está WINE TASTING e do outro o restaurante. Preciso comentar, o banheiro é muito mas muito luxuoso! O sabonete e o creme de mão, precisam conhecer...


A vista do restaurante



Eu e o meu amor, Paulo.

E falando em restaurante... o preço é um pouco "over price" ou seja, "caro". A carta de vinhos é muito boa, muita qualidade, vinhos de vários países e coisa boa. Lógico que o Paulo encontrou lá o famoso Columella 2009, e foi a pedida do almoço, afinal esse não é um vinho fácil de achar pois não é produzido nessa região. Quando você fala que tomou um Columella, os sul-africanos falam "uauuuuuuu" não é para qualquer um.



Foi o primeiro restaurante que o somellier veio decantar o vinho para nós e onde as taças eram da Spigelau! Lá na wine tasting eles vendem Riedel.

De entrada eu pedi um creme, um creme de abobrinha fantástico, no frio estava perfeito que eu fiquei com ele na memória. E o Paulo foi comer ostra, bom até aquele momento tinha sido as melhores ostras que ele tinha comido na vida dele, e eu boba não quis provar, não estava com vontade e óbvio que me arrependi.


Meu creme!


Nosso almoço curtindo as entradas!


E no prato principal fomos de risoto de funghi com uma carne de antílope. Uma delícia! O tempero maravilhoso!


Resolvemos  pular a sobremesa e então pedimos um chá e que chá. Na hora lembrei da minha mãe, não é um chá de saquinho e sim ele vem com as ervas você escolhe qual sabor quer o meu foi de blueberries e vem com o ampulheta certinha com o tempo que você tem que esperar. Muito chique! Muito legal! Adorei!




Saindo do restaurante a gente passa pelos barris de carvalho onde estão armazenados os vinhos da vinícola. E depois pegamos o carro e fomos tentar conhecer outro restaurante da vinícola e o hotel, porém estavam fechados para reforma, é um lodge e talvez seja o melhor hotel de Stellenbosch, quando eu voltar com certeza vou querer ficar hospedada na DELAIRE GRAFF!










Ahm detalhe o DELAIRE GRAFF é um Relais Châteaux, então o  preço de uma diária com certeza não deve ser nada em conta, pelo contrário preparar a carteira! Mas acho que vale a pena! E super valeu a pena a minha intuição e essa reserva! O Paulo agradeceu as minhas pesquisas rsrsrsrsrs


Continuando por falar em Stellenbosch, é uma cidade bem movimentada, porém não tem tanta coisa para visitar, lógico que tem muitas vinícolas para quem aprecia vinhos e por falar em vinhos tivemos a melhor experiência em uma vinícola... Lá vem a história....

Primeira vinícola que fomos visitar chama-se Rust-en-Vrede, fica aos arredores de Stellenbosch. Para você entrar na vinícola você vai passar por várias outras no caminho que na verdade era uma única propriedade que foi dividida (não sei se foi vendida ou se era tudo da mesma família) mas enfim dividiram-se as propriedades e é uma vinícola ao lado da outra. Um detalhe, você estará na terra dos morangos, principalmente no período em que estávamos lá passamos por uma feira de festival de morango.

O que mais me surpreendeu foi o vinho que tomamos, um Shiraz maravilhoso, no ponto. E o local me fez lembrar a Provence (França). O moço que fez a degustação conversou conosco e nos deu uma dica: "visitem a vinícola Annandale!" na hora eu pensei que vinícola é essa que não consta no meu plano de viagem e nem nos guias? Ele simplesmente falou, poucas pessoas conhecem, mas está se tornando conhecida, é bem informal, você chega lá e bate no sino para te atenderem. Ok, vamos lá, pois as dicas de um sul-africano sempre vale a pena conferir!

Também o Restaurante da vinícola Rust-en-Vrede é bem famoso e dizem ser um dos melhores da África do Sul, porém estava fechado. No período que fomos por ser baixa temporada vários estabelecimentos fecham.






Degustação na Rust-en-Vrede, muito aconchegante

Falar da Annandale é muito legal, pois eu me senti acolhida. Primeiro uma fazenda a primeira propriedade quando pegamos a estradinha para a Rust-en-Vrede, simples de tudo, você toca o sino e vem um cara te atender, estilo um inglês do campo. Super simpático, te convida para sentar na mesa e lá ele começa conversar com você, perguntando sobre a sua vida e contando a história dele, da vinícola, do proprietário, o que ele faz, como vive, enfim você acaba conhecendo melhor a cultura deles!
Não se assuste quando entrar lá, vai ter galinhas, cachorro, e vai ser um lugar super simples, porém os vinhos produzidos vocês não vão acreditar passam 8 anos em barris de carvalho! Eu nunca tinha lido sobre algo assim. Os vinhos são bons, porém na degustação que fizemos a análise ficou um pouco prejudicada devido as garrafas estarem abertas fazia um tempo, e dava a impressão do vinho estar um pouco oxidado. Mas o Shiraz deles supreende. Detalhe, a Annandale produziu o vinho do casamento do Príncipe Albert de Mônaco com a nadadora sul-africana Charlenne. 



Annandale


  
Wine Tasting na Annandele



Bom tem muita coisa ainda para postar, para a continuidade eu vou falar de mais vinícolas em Stellenbosch, como também dar dicas de hotéis e mais restaurantes, depois vou falar de Franshhoek e por último da Cidade do Cabo.... sei que já está extenso e por isso resolvi começar o blog ... Espero que gostem!



7 comentários:

  1. Maria, acabei de ler o seu PRIMEIRO post!!!!! Que orgulho!!!! Adorei ter sido a primeira a ficar sabendo com uma msg à 1h da madruga...hehehehe! Alias, adorei tudo e fiquei super feliz de ter sido citada logo no início!!! As dicas estão bem claras, as fotos estão lindas!!! Seu blog tem tudo pra ser um estouro, já que informação você tem de sobra! Sempre antenada! Sabe que pode contar comigo!!!! Muito sucesso!!!!! Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida! Amei seu blog! Fotos lindas e informações preciosas! Tenho certeza que será muito útil para pessoas que curtem viajar! Um sucesso desde já!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Polly e Aline logo que eu postei no domingo de madrugada já enviei um whatsapp para as duas! Dicas, comentários serão bem vindos principalmente as criticas vinda de vocês! Agora vou soltar para todos!!! rsrsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  4. Linda, parabéns. O Blog ficou muito bom. Não esperava que em tão pouco tempo, você iria aprender a Blogar e reunir tantas informações e fotos. Não tenho dúvidas que, se continuar a se aprimorar e se dedicar, em pouco tempo, seu Blog será referência de Viagens e Enogastronomia. Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Maria, parabéns!
    Ficou incrível, conforme lia parecia que estava lá junto com vocês!
    Continue com o blogg!! Arrasou!!!
    Beijos
    Isa

    ResponderExcluir
  6. M. FERNANDA, o Blog está ótimo!
    As fotos estão lindassss. E a forma descontraída com que vc as comentou, ficou mto bacana.
    Realmente esse lugar é apaixonante...rsrsr
    Parabéns e sucesso! bjos SÍLVIA MARA


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia obrigada!
      Realmente a África é apaixonante... mas falerei de outras viagens e experiências que você também vai gostar!!!
      Beijoss

      Excluir