quarta-feira, 18 de setembro de 2013

RECEITA - Capeleti Gratinado

Ontem eu fiz uma janta em casa para mim e para minha mãe. Postei no Instagram, então conforme muitos pedidos vou passar a receita.

É simples, fácil e saboroso!


Eu compro o capeleti de uma senhora de Tupã/SP que faz caseiro, ela chama Hersilia. Vende em pacotinhos que vem 200 gramas de capeleti caseiro congelado.

Geralmente eu chego em casa por volta das 18hs e tiro do congelador que descongela muito rápido, a massa é super leve e gostosa, bem caseirinho mesmo.

Mas vamos aos INGREDIENTES, como estava somente eu e minha mãe, fiz da seguinte forma:

* 1/4 de cebola bem picadinha
* 1 dente de alho bem picado
* 2 tomates - eu tiro as sementes e corto ele em quadrado
* Queijo Parmesão FAIXA AZUL cortado bem fininho
* Azeite
* Temperos, geralmente eu uso manjericão, sal, mix de pimentas

O modo de cozinhar o capeleti:
Coloco em uma panela com água, um pouco de azeite e sal e deixo ferver. Quando estiver fervendo eu coloco o capeleti e deixo cozinhar por no máximo 20 minutos, esse capeleti cozinha muito rápido. Enquanto ele vai cozinhando eu vou fazendo o molho.


A foto está com com o queijo cortado e o tomate




Esse sal eu uso para cozinhar o capeleti, é um sal de oceano que eu comprei na África do Sul



Esses são os MIX de PIMENTA que eu uso, o da esquerda comprei na África do Sul e da direita comprei no supermercado.


Sal de Vinho - uso para temperar o molho.



MODO DE PREPARO:

Em uma panela eu coloco um pouco de azeite, não muito... a cebola bem picadinha e fico mexendo para não queimar, quando ela estiver bem douradinha, mas sem queimar coloco o alho, pois o alho frita mais rápido.



Depois eu coloco o tomate picado, e vou mexendo, pois ele já vai soltando um pouco de água. E então eu vou acrescentando os temperos e experimentando. Eu não sei a quantidade que eu coloco, pois vou fazendo a olho.


Eu não deixo o tomate derreter tanto, cozinhar tanto, pois eu ainda levo no forno.


Eu coloco em uma travessa de vidro o capeleti, jogo por cima o molho e vou colocando as fatias de queijo.

Levo ao forno por mais ou menos 5 a 10 minutos, somente para dar uma gratinada.



E está pronto para devorar rsrsrsrs... fácil, rápido e muito saboroso!!!



Para acompanhar eu indico um vinho tinto, tem um italiano gostosinho, quem vende é a DECANTER e ela tem loja em Marília/SP por R$75,00 a garrafa.



Vinho - BARBERA D´ASTI CEPPI STORICI 2009
Produtor - ARALDICA 
UVA - BARBERA 
Região italiana do Piemonti



Gostaram? É fácil, quem fizer depois me fala se deu certo e se gostou!


Um comentário: