quarta-feira, 7 de agosto de 2013

BARCELONA pelas Tapas, Vinhos, Encantos...

Barcelona te dedico .... Gostaria de dicar esse post para 2 pessoas que foram essenciais nos nossos dias em Barcelona... ao Paulo que topou ir nessa viagem comigo e com a Juju e ao Tadeu Masano que nos forneceu todas as dicas para nossa viagem ficar ainda mais gostosa! 

Somente para entender quem é o Tadeu Masano???
Tadeu é casado com a Ana que é dona do restaurante Amadeus em São Paulo/SP ( http://www.restauranteamadeus.com.br/principal.php ) e pai da Bella Chef do Restaurante. Além disso, Tadeu é um grande conhecedor de vinhos e o nosso professor! 

A fim de que entendam essa viagem,vou fazer um resumo breve, que na verdade foi um tour que fizemos pela Espanha, País Basco (que fica na Espanha, é uma região), França (Provence, Cotê d´Azur), Mônaco, Suíça.

Foram 12 noites no total e dentre essas noites, 2 foi em Barcelona para começar...

Uma viagem de 4 amigos e vários destinos... todos no mesmo clima, queríamos fériasssss!!! Boas companhias, risadas, desabafos, comida, bebida e descanso!

Tudo começou ... quando eu e a Juju (minha amiga Juliana) queríamos viajar para qualquer lugar, mas queríamos viajar... tínhamos cogitado Miami, Califórnia, Fernando de Noronha e Cartagena (Colômbia), mas não conseguíamos decidir nada e detalhe queríamos algo BBB (Bom, Bonito e Barato)... emitir passagens com milhas, lugares maravilhosos e custo reduzido e hotéis maravilhosos com preço de custo rsrsrsrsrs estava fácil rsrsrsrs...

Bom, estava em São Paulo um final de semana e meu "amigo" Paulo (hoje meu namorado) me ofereceu uma carona e lógico que eu aceitei, mas no domingo resolvemos ir almoçar e convidei a Juju para  ir  junto... 

Conversa vai e vem e falando somente de viagens. Então, o Paulo disse que também queria ir viajar, mas Miami ele estaria fora, aguentar 2 meninas fazendo compras era demais para um homem... e sugeriu Europa.

Na segunda, o Paulo me envia um e-mail para eu passar para a Juju com 5 roteiros e quando eu li os 2 primeiros já sabia; EUROPA lá vamos nós!

Então, nossa primeira parada foi em Barcelona.... Juju, Maria, Paulo e Tavinho rumo a uma viagem inesquecível...

Na Sala VIP do Aeroporto de Madrid, esperando o próximo voo para Barcelona!


Conseguimos emitir a nossa passagem por milhas de SP-Madrid ( pela TAM ) e de Madrid-Barcelona compramos um vôo interno pela Air Europa (http://www.aireuropa.com/waeam/xwaea/1/reservas/xreserva_v7.home.html) que é uma empresa Low Cost na Europa, tirando o medo que a Juju passou no avião.

Chegamos em Barcelona no final do dia, ainda estava sol... pois, era final de Maio de 2012. Então, fomos direto para o Hotel. Um Hotel Boutique perto das Ramblas, que eu não recomendo para ninguém ficar por lá.

Nos arrumamos e saímos para passear pelas Ramblas e queríamos comer, na verdade eu já queria era jantar rsrsrsrs...

Nós saímos do hotel e fomos descendo as  Las Ramblas, é uma avenida bem badalada, cheia de vida tanto de dia quanto a noite... lojinhas de souvenir, cafés e restaurantes, músicos, pintores, artistas compõem essa avenida...  que dá direto no mar, numa rotunda.... eu não me lembro direito dos nomes, mas é tipo um Pier bem legal para andar, passear... tinha muita gente fazendo caminhada, ciclismo e correndo nesse horário.




Eu e a minha parceira Juju no Monumento a Colombo


Apreciando o final da tarde... bem na foto onde se vê uma vela é o Hotel W (luxuoso, famoso e moderno)














Um MINI carro... só em Barcelona mesmo se vê isso... muito legal 

 Fizemos o reconhecimento de área e lá fomos nós procurar a primeira DICA do Tadeu... um bar de tapas chamado Quimet&Quimet!

Nossa decepção foi que quando chegamos em Barcelona, descobrimos que era FERIADO dia 28 de Maio... e o Quimet&Quimet estava fechado :(  e detalhe ele fecha cedo mesmo em dias normais tipo às 19hs...

O Quimet&Quimet fica em uma ruazinha perto das Ramblas que da para ir andando, fazendo uma caminhada ...  exatamente na  Carrer del Poeta Cabanyes 25

Eu na porta do Quimet&Quimet fechado, porém, feliz por estar em Barcelona 


Ok, tem muitos outros bares de tapas nessa rua e fomos em outro para começar abrir o apetite.

Começamos as tapas com uns choriços, uns salames e uma garrafa de vinho branco e pão.


O cansaço e o vinho me fez ficar mole e abriu mais meu apetite, eu simplesmente queria comer e uma paella.

O Paulo nos sugeriu de irmos no restaurante 7 Portes, um restaurante turístico e bem aquela coisa milenar que existe há anos, talvez o pioneiro e a melhor paella que eu já provei na minha vida!

Em nenhum lugar no mundo faz uma paella como aquela, nem o Dom Curro em São Paulo.


Eu e o Paulo aguardando uma mesa, do lado de fora do 7 Portes... valeu a pena a espera!

A Paella de lá é caramelizada, fica no ponto, perfeita!

Um detalhe... do Quimet&Quimet pegamos um táxi para ir no 7 Portes, afinal já estávamos todos muito cansados.

A paella com tudo que tínhamos direito e lógico com um bom vinho tinto espanhol para acompanhar.



O vinho que acompanhou foi um PAGO DE CARROVEJAS - 2008 um CRIANZA... o preço não foi nada absurdo com couvert + paella para 4 pessoas + vinho + sobremesa que foi creme brulle... acho que foi uns EUR 50,00 por pessoa.

O 7 PORTES fica na Paseo Isabel IIhttp://www.7portes.com/catala/index2.php

Saindo do 7 Portes, voltamos a pé para o hotel e paramos em um barzinho para tomarmos uma Sangria.

No dia seguinte, tomamos café-da-manhã em uma plaza pertinho do nosso hotel que foi super gostoso. E rumo aos passeios, pois o dia estava lindo, final de primavera com chegada do verão... Agora é hora de usarmos transporte público... metro, rumo a Sagrada Família.

Nosso café-da-manhã


No almoço seguimos a DICA do Tadeu, pois como tínhamos acabado de sair da Sagrada Familia que fica no bairro de Eixample, e para mim foi o bairro mais lindo que eu estive e deveríamos ter ficado em um hotel por lá, mas enfim... agora passo essa dica para vocês... fomos almoçar na CERVECARIA CATALANA.

O Paulo que foi com todas as dicas do Tadeu, pois na época eu não conhecia o Tadeu, mas depois de Barcelona deu para perceber que realmente o título que lhe cabe é Professor rsrsrsrs...

A Cervecaria Catalana é um restaurante de Tapas bem legal, não é muito turístico, você observa muito que tem espanhóis que saem do trabalho e vão para um almoço rápido lá!

Dica é chegar cedo, porque lota!!! E muita gente fica no balcão, que deve ser bem legal!

 Começamos nosso almocinho com o famoso Jamon Pata Negra, Lula Dore , pães, umas batatas com paprica e queijo... tudo IMPERDÍVEL!

Sinceramente, a Cervecaria é imperdível! Se você cansou de andar é quer ficar beliscando e tomando umas cervejas, vinhos com amigo vale a pena! Melhor bar de tapas que eu já estive!


Eu já com a máquina na mão fotografando tudo... nossa mesa estava bonita hein?! rsrsrs 



O cardápio, dá para perceber que é reduzido mas tem muita coisa boa para provar! E lógico que também pedimos VIERA conforme a foto e camarões!

Eu não me lembro de quantas tampas que pedimos, eu sei que foram muitas... eu queria provar tudo e cada vez que eu via uma tapa diferente passando ou na mesa do lado eu corria perguntar o que era pois, eu, também, queria provar.

Eu não lembro tudo o que eu comi, mas eu me recordo da Cervecaria Catalana e tenho saudades! Com certeza voltarei lá o dia que voltar para Barcelona!

Sobre o preço, nada absurdo... tomamos um vinho branco que agora não me recordo o nome acho que era Pero (pois tinha um cachorro no rotulo, um espanhol) gostoso e o Tavinho lógico que foi na cerveja!

A Cervecaria Catana não tem site mas o endereço é: Carrer de Malorca, 236 é fácil encontrar pois é um ritual ir lá e super conhecida!


Depois de um dia de tanto andar e querer conhecer tudo, mas tudo não conseguimos visitar em 1 dia, pois Barcelona tem muita coisa para fazer... tínhamos uma reserva no restaurante chamado MONVINIC, mais uma dica do Tadeu que o Paulo nos levou...

Monvinic é um restaurante bem diferente, na verdade quando você entra nele você acha que é  uma livraria, bem moderno, algo bem Barcelona mesmo onde tudo se mistura...

O restaurante não é grande, é médio, mas tem uma adega... bom essa parte eu conto mais para o final.

Restaurante moderno, onde as mesas são corridas e o cardápio está projetado na parede bem grande, e a carta de vinho vem em um tablet, gigante por sinal essa carta de vinho.

Tem muita comida diferente, tipo língua, moela, enfim muita coisa para quem gosta de experimentar o novo vale a pena, mas também tem coisinhas básicas como meu prato...

A foto não ficou muito boa, mas olha a cara do Tavinho já analisando o que o Paulo iria escolher!


O "brinquedinho" mais legal que o Paulo ganhou no restaurante, a carta de vinhos no Tablet!!! 


Eu já muito feliz pois já pressentia que viria muitas coisas boas!

Bom, lógico que a primeira escolha foi do nosso primeiro vinho!!! E foi a minha surpresa... pela primeira vez eu pude experimentar e tomar um TONDONIA GRAN RESERVA 91!!!

Fotinho do vinho da vinícola R. López de Heredia um ótimo produtor de RIOJA... vale a pena provar e comprar umas botellas, caso encontre... custa em torno de EUR60,00 a safra 91 que eu tomei no restaurante... posso dizer que eu dei a dica para minha amiga Ana Laura G. ir no restaurante e trazer uma garrafa para mim que na verdade meus pais deram de presente para o Paulo... rsrsrsrs e ela arrematou a última!



COMPARTILHANDO CONHECIMENTO: Botellas X Bodega
Botellas são as garrafas e Bodega é quem faz o vinho no caso a vinícola! Fica a Dica em Espanhol! Explicação by Paulo 


Nosso brinde ao primeiro Tondonia Gran Reserva da minha vida entre muitos outros que ainda virão rsrsrs


Nós começamos com uma entradinha nosso jantar, a minha eu lembro que foi um creme bem saboroso.

Infelizmente, eu não tenho fotos, pois na época eu não imaginava que fosse virar uma blogueira!!! Então as fotos do Monvínic são da máquina da Juju e do Tavinho...


Pratos Principais:

Paulo e Tavinho foram nessa carne que estava maravilhosa com trufas... deu água na boca né?


Já o meu prato e da Juju foi uma massa com trufas negras que tinha acabado de chegar!



E o nosso segundo vinho foi um vinho tinto... Pago Negralada 2002 do Produtor: Abadia Reuerta sendo um 100% Tempranillo (uva) acho que foi a primeira vez que tomei um vinho espanhol 100% Tempranillo! Adorei!!! Super experiência enogastronomica...


O prato do Paulo e do Tavinho


O Chef no final veio nos conhecer e eu pedi para poder tirar uma foto com ele, pois ele foi fantástico e super simpático!


Obviamente que fomos gulosos, pois tínhamos andado muitoooo esse dia e merecíamos um belo jantar com direito a entrada, vinho de entrada, prato principal e o vinho do prato principal e uma sobremesa e o vinho de sobremesa!

Sobremesa do Tavinho que eu não me lembro o que foi, as nossas foi uma de chocolate que harmonizou perfeitamente com o vinho de sobremesa...

De sobremesa tomamos o Vinho: TOKAJU ASZU 5 Puttonyos 93 (safra) de Chateau Pajzos... um vinho com notas de mel, figo... um vinho complexo perfeito para uma sobremesa a base de chocolate! Eu  nunca tinha provado e simplesmente amei!!! Os vinhos Tokaji são classificado por Puttonyos e quanto mais que no máximo 6 é melhor e mais caro rsrsrsrs

 Os 3 vinhos da noite


Um brinde ao nosso jantar e ao final de Barcelona... pois a viagem continua... 


No final do nosso jantar, como o sommelier viu que entendiamos de vinho... bom, o Paulo entendia de vinhos e nós somente íamos nas dicas dele e tomávamos as botellas sugeridas por ele. Sommelier nos convidou se queríamos conhecer a Adega, e sem sobra de dúvidas que todos queriam conhecer...











Uma parte da Adega do Monvínic com 40 mil garrafas se eu não me engano...












Nós dentro da Adega e o Paulo se borrando de medo achando que fossemos derrubar alguma garrafa rsrsrsrs.... Detalhe a Juju entrou com uma tacinha na mão para o desespero do Paulo















Detalhe que era tão gelada a Adega e o Sommelier reparou e perguntou se eu não queria ficar lá fora esperando...
Acho que ele percebeu meu leve "estadinho alegre"...

Dica do Monvínic:

O restaurante também oferece aula sobre vinhos com degustação, deve ser bem legal... não fizemos. Quem for 
pode verificar pelo site: http://www.monvinic.com/es/ se quando estiver lá tem aula, geralmente é a noite.

Muitos espanhóis vão lá somente para dividir o conhecimento e apreciar os vinhos, pois a carta é variada e os preços são justos.

O Restaurante fica na Deputació 249 no bairros Las Ramblas... quase ficamos no hotel que tem bem na frente. É muito fácil chegar lá...

Dicas de restaurantes:
  • Botafumeiro: é um restaurante elegante com bons frutos do mar e especialidades galegas. Fica fora do centro na Carrer Gran de Gràcia 81. É bom reservar
  • Amaya: é um restaurante popular basco-catalão que oferece uma seleção variada de tapas no bar e uma fantástica carta de vinhos. Fica na Las Ramblas 20-24
  • La Venta: é um restaurante atraente pelo que li. No verão os terraços coberto de vidro se abrem e tem vista sobre a cidade, os pratos são regionais com os melhores ingredientes locais. Fica no bairro Exaimple, Plaça Doctor Andreu
Compartilhando conhecimento: o que são tapas?
Tapas são porções que é muito tipico na Espanha.


Dicas dos hotéis:

Nós ficamos na Las Ramblas em um hotel boutique que é muito comum na Europa. São prédios antigos mas reformados e moderninhos e geralmente bem localizados com um custo reduzido chamado Petit Palace Boqueria, a localização muito boa, o bairro que eu achei meio pesado a noite.

Las Ramblas já deve ter sido um lugar mais bem frequentado. Na época em que estivemos lá, durante a noite era muita maconha, muita droga e um pouco de prostituição por isso eu não recomendo.

Eu ficaria no bairro Eixample que pareceu ser mais tranquilo.
  • Petit Palace: tem em vários locais dentro de Barcelona, um que fica na Deputació que parece ser melhor que o que eu fiquei no La Boqueria
  • Rivoli Ramblas: fica nas Las Ramblas
  • NH: a localização parece ser muito boa perto Las Ramblas e o Exaimple
  • Majestic: no bairro Eixample, era o hotel que o Tavinho queria ficar, mas o Paulo falou que tínhamos que ficar na Las Ramblas... e quando vimos esse hotel, super nos arrependemos.
  • Princesa Sofía Intercontinental: a minha tia com meus primos já ficaram nesse hotel e super elogiaram. Fica Eixample
  • España: fica nas Las Ramblas e é moderno
  • El Palace Hotel Barcelona: http://hotelpalacebarcelona.com/ é um hotel super luxuoso. Dentro dele tem um restaurante El Caelis sendo 1 estrela Michelin. Fica no bairro Eixample. Um hotel GL mas super luxuoso!
  • W: esse hotel em formato de vela é lindo, moderno.
O que mais tem são hotéis em Barcelona, depende do que cada um está disposto e pode gastar

Outro site legal para pesquisar é o SPLENDIAhttp://www.splendia.com/pt/barcelona-hoteis.html

A dica é, procurar no booking.com os hotéis, pois foi pelo booking que fizemos nossas reservas. Lá você encontra ofertas de hotéis excelentes por preços mais baixos. Na Europa compensa usar o Booking, é seguro!

Tiramos até uma foto na frente do Hotel Majestic, pois a diferença não era exorbitante quando vimos os preços pelo booking. Sinceramente um hotel Boutique eu não achei tão barato. Atendimento ruim, os quartos limpinhos e novos, mas pequenos.


Tavinho com as suas companheiras de viagem


Na próxima vez vou querer ficar no hotel do Tavinho rsrsrsrs... sempre que vejo um Majestic lembro do Tavinho...

O hotel fica ao lado de lojas famosas como Chanel, LV, MAC...

Barcelona é muito fácil andar, fizemos tudo a pé, metro e quando precisávamos, pegávamos um táxi.

Táxi não é muito caro em Barcelona, comparando a São Paulo.

Eu preciso voltar para Barcelona para ficar 2 dias inteiros, ou seja, umas 3 noites. E com certeza irei novamente no Movínic, Cervecaria Catalana e 7 Portes e tentarei ir no Quimet&Quimet e em mais restaurantes para ter novidades... enquanto isso eu só vou matando as saudades!

Falei muito sobre comida novamente... eu sei... mas aguardem o próximo post, pois irei dar dicas de passeios, o que fazer em Barcelona!

AGUARDEM o tour por Barcelona!!!

Quem tiver qualquer dúvida, estiver indo para Barcelona pode entrar em contato através do meu e-mail: mafegaspar14@gmail.com

E quem já foi e não provou essas comidas a dica é ... volte novamente que com certeza não irão se arrepender!!! rsrsrsrs







6 comentários:

  1. Portuga ficou muito bom, adorei relembrar a viagem, vamos marcar outras. bjs e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Tavinho que bom que você curtiu! Deu para dar uma viajada no tempo rsrsrsrs... vou postar todos os lugares que fomos! E temos que marcar a próxima viagem! Hoje a noite tentarei postar o tour que fizemos por lá! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Barcelona é incrível mesmo! Eu ameeiii a cidade! O 7 portes e a Cerveceria Catalana foram alguns dos destaques! Outro lugar bacana para conhecer é a La Champagneria...um "boteco" que vende todos os tipos de cavas que você imagina!!! É super barato e super legal! Muitos turistas e gente jovem! Fora as baladinhas...que não sensacionais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaaaaaaa que bom que você gostou do 7 Portes e da Cerveceria Catalana... minhas dicas deu certo, obaaaaaa!!! Não deu tempo para badalarmos por lá... mas vou anotar porque eu quero voltar a Barcelona sim!!! Obrigada por dar mais uma dica! Beijos

      Excluir
  4. Mafê, parabéns pelo blog, adorei!!!!! ;)
    Eu tb amei a cerveceria Catalana, fui 3 vezes durante minha estadia em BCN, foi uma paixao meio q fulminante pelas tapas e pelo ambiente! Fiquei num hotel super gostosinho em Eixample, e realmente vale muito a pena!!!
    Barcelona é uma delicia para curtir, comer e beber...deu saudade!
    beijoca!
    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer que bom que você gostou!!! Fico feliz!!! Tá vendo só, posso dizer mesmo que EIXAMPLE é bem melhor que LAS RAMBLAS rsrsrsrs!!! Agora quero voltar!! Beijos

      Excluir