quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Cultura, Paz, Tranquilidade, Alegria é BARCELONA


Como já falei de muitas tapas, alguns vinhos, preciso falar o que mais Barcelona oferece... sua parte cultural.

E para começar a descrever uma das maiores cidades europeias, com um dos portos mais movimentados do Mediterrâneo, a capital da Catalunha, a explosão artística do Modernismo, cidade aberta às influências exteriores e não longe da fronteira com a França...

Barcelona simplesmente mistura o antigo na Cidade Antiga (Ciutat Vella) com o Modernismo no Eixample, e por isso começarei falando da Sagrada Família.

Mas vou deixar as dicas também da Cidade Antiga, onde fica Las Ramblas.

Dicas de passeios pela Ciutat Antiga:
  • Museu d´Art Modern
  • Museu Frederic Marès
  • Museu de Geologia
  • Museu d´Art Història de la Ciutat
  • Museu Marítim e Drassanes
  • Museu de Picasso
  • Museu de Zoologia
  • Vista do Porto: Golondrinas e Port Vell
  • Basílica de Santa Maria del Mar
  • Catedral
  • Casa de l´Ardica
  • Casa de la Ciutt
  • La Lloja
  • Palau de la Generalitat
  • Palau de la Música Catalana
  • Palau Reial Major
  • Arc del Triomf
  • Homenagem a Picasso
  • Monument a Colom
Tem muita coisa para fazer, visitar e andar... precisa de muitos dias para fazer tudo, ou então, várias idas a Barcelona!


Compartilhando Conhecimento:
Barcelona, fica na região da Catalunha, que é uma nação dentro de uma nação (Barcelona-Aragão) uma das maiores potências marítimas do Mediterrâneo.

Tem um governo próprio, semi-autônomo, e uma língua própria, o catalão. A cidade rivaliza com Madri em termos culturais e econômico.



Acordamos logo cedo e o primeiro lugar que todos queriam e principalmente eu, o cartão postal de Barcelona foi a Sagrada Família, cartão postal de Barcelona.

Saindo do metro, logo pude avistar a obra-prima inacabada de Guadí, que começou em 1982 os seus mosaicos de cerâmica policroma e formas esculturais inspiradas na natureza.

A minha emoção foi tão grande que eu não me contive... eu estava admirada e muito feliz por estar diante daquela obra.


A SAGRADA FAMÍLIA


Como se dá para perceber a obra ainda continua inacabada. 

Gaudí trabalhou nessa obra por 16 anos e está sepultado na cripta. Quando morreu somente uma das torres tinha sido concluída e ao longo dos anos já foram terminando várias outras.

Para entrar na Sagrada Família paga-se algo em torno de EUR 13,00 se não estou enganada, a visita mais simples. Tem umas mais completa, para subir de elevador e visitar uma das torres do alto, tem algumas opções que você poderá ver na bilheteria.

A fila para entrar é grande, ficamos no sol um tempinho, mas como fomos conversando o tempo passou rápido e a fila andou de pressa.

São tantos detalhes, que eu queria fotografar cada um... 

Aqui na entrada da Sagrada Família me chamou atenção essa obra


Dentro da Sagrada Família


Os 3 mosqueteiros rsrsrsrs...



Aqui é a Cripta onde está sepultado Gaudí. Fica no piso inferior e onde decorrem os serviços, tem  um museu que esboça as carreiras dos 2 grandes arquitetos da igreja: Francesc de Paula Villar i Lozano (em 1982), que foi quem começou a construir a igreja.

CRIPTA













Vamos orar um pouquinho?

A oração do Pai Nosso tem em várias línguas dentro da Sagrada Família

















Mais detalhes 








O teto da igreja SAGRADA FAMÍLIA são muito detalhes e uma obra-prima maravilhosa











Uma imagem que emociona


São muitos detalhes, eu queria ver tudo, e para isso precisa-se de tempo! Ficamos um bom tempo afinal, dentro da igreja, e quando saímos era quase horário do almoço.


Quarteto fantástico rsrsrsrs rumo agora as tapas...


Então fomos almoçar na Cervecaria Catalana como comentei, pois tudo fica no Eixample.

Pós almoço, fomos visitar a Casa Milà, ou conhecida por "La Pedrera".


 CASA MILÀ "La Pedrera"


A Casa Milà também é conhecida como "La Pedreira". Foi a maior contribuição que Gaudí deixou para a arquitetura civil de Barcelona e foi o último trabalho dele antes de se dedicar inteiramente para a Sagrada Família. 

A Casa Milà foi construída por volta de 1900, nessa década e foi muito criticada pelos intelectuais de Barcelona. 

Também foi o primeiro estacionamento subterrâneo construído em Barcelona. Gaudí desenhou um bloco de apartamentos com 8 andares de altura, em volta de 2 pátios circulares.

Tinhamos uma dúvida ou visitar a Casa Milà ou a Casa Batllò mas o Paulo fez a gentileza de decidir, vamos para a mais famosa a "La Pedrera" rsrsrsrs que foi muito legal!

Entrando na bilheteria você paga EUR 15,00 por pessoa para visitação. Então, começamos subindo as escadas intermináveis, porque eu falei que não precisávamos ir de elevador, a fila ia demorar muito... me arrependi pois estava um calor, insuportável! 

Pátio da Casa Milà, antes da nossa maratona subindo escadas


Chegamos no último pátio que fica na cobertura quase mortos... mas, a vista nos surpreendeu.



A vista da cidade









Torres influenciada pela arquitetura gótica














Vista panorâmica do telhado







Vista do Telhado para o Patio 













Bem o Tavinho no fundo... 




É uma delícia andar pelo telhado da "La Pedrera". É lindo, divertido, você não para de querer tirar fotos e admirar a cidade, as obras e principalmente ir em um dia ensolarado, vale o sacrifício do calor.

Saindo do telhado, fomos para uma exposição, que tem a maquete da "La Pedrera".



Depois, você ainda tem o passeio por um apartamento que está decorado e pode se visitar... Esse foi o momento de peraltice minha...

Começando pelos quartos, eu pergunto para os meninos se eles queriam dormir nesse apartamento, e a resposta do Tavinho logo veio: "NÃOOO" tem muito espirito aqui.

Então, você passa pelas salas, cozinhas, enfim todos os cômodos do apartamento. E eu vi um telefone muito antigo, nossa a minha primeira reação foi pegar ele e testar se funcionava... eu ria tanto, tanto... que veio um guarda e deu uma bronca em mim, em catalão que eu não entendi nada... só sei que eu sai e deixei os meninos lá! Coitados!!!



Casa Milà visitada e uma bela visita, adorei e super recomendo!

Depois fomos passar na frente da Casa Batlló afinal merecia uma fotinho lá na frente.

Casa Batlló



Eis aqui que surgi a discussão. 

O Paulo tinha sugerido de irmos no Parc Montjuïc e eu achava que lá fosse o Parc Güell que eu via ele sempre em reportagens, dicas de viagem sobre Barcelona.
Já na Casa Milà, eu vi reportagem no museu sobre o Parc Güell e falei: "é lá que nós vamos?" O Paulo disse que era outro parque...

... Não dava para  ir nos 2 lugares ao mesmo tempo, e um fica de um lado da cidade e o outro do outro lado. Além do que, todo mundo e, principalmente, o Tavinho queria ir no Estadio do Barcelona. Enfim, eu falei que eu queria ir no Parc Güell e pegava o metro e  iria sozinha, e depois se desse eu me encontrava com eles no Parc Montjuïc ou no hotel, pois tínhamos já feito a reserva do nosso jantar...

... Por fim, o Tavinho falou que por ele o Estadio ficava para uma próxima e o Paulo visualizou no mapa e falou que daria para irmos nos dois parques. Então, fizemos os dois parques, começando pelo Parc Güell...

... Mas, antes vou deixar algumas dicas do EIXAMPLE

Dicas do que fazer no EIXAMPLE:
  • Fundação Antoni Tàpies
  • Sagrada Família
  • Casa Milà, "La Pedrera"
  • Casa Terrades, "Casa de los Punxes"
  • Hospital de Santa Creu i de Sant Pau
  • Ilha de la Discòrdia
  • Casa Batlló
  • Melhor lugar para fazer comprinhas, para quem gosta de marca... eu não comprei nada pois foi uma viagem cultural, mas tinha as lojas mais famosas em EIXAMPLE
Minha dica é escolha ou a Casa Batlló ou Casa Milà, pois dizem que são parecidas e você vai se cansar... 


O Parc Güell fica fora do centro, e fomos de metro, e andamos depois para chegar lá, pois é uma ladeira gigante, sorte que um pedaço tem escada rolante.








A vista da cidade... a nossa escalada valeu a pena!









Depois da nossa escalada, cansados... eu com bolhas já nos pés ... a vista valeu o esforço.


Coloque tênis e se prepare para andar em Barcelona, pois precisa de fôlego, vontade, e saber onde se quer ir.


 Bem no meio consegue-se ver a Sagrada Família


Um pit-stop na nossa caminhada para o Parc Güell, Tavinho já com bolhas, precisando de Band-Aid


Parc Güell é um patrimônio Mundial pela UNESCO. É a mais alegre e colorida criação que Gaudí já fez.

Na verdade, quem encomendou o Parc Güell queria uma cidade-jardim e casas no meio desse jardim.

Muitos mosaicos e muitas colunas fazem a composição e a elaboração desse parque maravilhoso!


Foto que o Tavinho tirou... com certeza ele queria fotos das turistas rsrsrs 


Como chegamos por cima do parque, fomos descendo e isso parece um pátio, onde as crianças brincam, correm e tem um barzinho, tipo lanchonete que até champagne vende lá, acreditam...


Momento de descansar um pouco os pés... e admirar a paisagem..



O quarteto mais uma vez reunido...









Em paz, sem estress... toda viagem tem que ter uma pequena divergência, afinal são 4 pessoas diferentes pensando...







E agora falta descer...









Por que será que nunca um turista consegue tirar uma foto legal???











Aqui é o ponto alto do Parc Güell... as formas orgânicas, bom isso mais parece uma salamandra, lagarta do que qualquer outra coisa, que parece cheia de vida coberto com mosaicos coloridos.

Sai água da boca dessa salamandra e é uma disputa para tirar foto nesse local...

Dica: cuidado pois tem muitos brasileiros visitando Barcelona, e sempre tinha alguém vindo para tirar foto junto, até que eu falei para a Juju para ela bater foto, que logo o cara ia se tocar que eu iria tirar a foto... bom o cara vira e me pergunta, é brasileira?

Nossa, fiquei sem graça e falei sou sim, mas para quebrar o gelo pedi para ele tirar uma foto minha e da Juju... 



Finalmente uma foto descente por outro turísta... lógico era brasileiro, graças ao meu fora...


Aqui foi a nossa saída do Parc Güell, o que pode ser entrada para muitos turistas...

Agora as dicas do que encontrar fora do centro:
  • Museu de la Ciència
  • Museu del Futbol Club de Barcelona
  • Palau Reial de Pedralbes
  • Torre de Collserola
  • Parc de l´Espanya Industrial
  • Parc Güell
  • Parc de Joan Miró
  • Tibidabo: que é um parque temático

Compartilhando Conhecimento: Quem foi Antoni Gaudí?

Gaudí já nasceu (1852) em uma família de artesãos, sendo ele o principal artista do Modernismo Catalão. Ele estudou na Escola de Arquitetura de Barcelona. Gaudí se inspirava no passado romântico medieval, sendo seus trabalhos originais e únicos. O seu maior trabalho foi a Sagrada Família, que dedicou 16 anos de sua vida, até sua morte. Gaudí contribuiu financeiramente para a construção da igreja e chegou a pedir contribuição de casa em casa. Morreu por um acidente, sendo atropelado em 1926.




Pegamos um táxi e rumo ao Montjuïc.

Estava muito feliz, afinal tinha ido ver a obra mais colorida de Gaudí... dentro do táxi que foi até que rápido fomos para o Parc Montjuïc, o problema é a pronuncia desse nome "Montjuïc"

Lá começamos visitando: Castell de Montjuïc que subimos de teleférico, é um passeio bem legal.


Nossa subida no teleférico onde você tem toda a vista de Barcelona, principalmente do Mediterrâneo.

A vista do Porto



E finalmente chegamos no Castello.



Entrada do Castelo










Eu já batendo continência... eu me divirto viajando























Os 4 felizes que conseguimos chegar a tempo...

Do lado de fora do Castelo



Visitamos o castelo onde somente tem muralha e paramos para tomar um sorvetinho... e rumo a descida de bondinho ... sobe-se de teleférico e desce de teleférico.


No Montujuïc está a Fundació Joan Miró. Queríamos visitar, mas já tinha fechado, lá fecha cedo, tipo às 17hs... e como só escurecia às 22hs, perdíamos um pouco a noção do tempo.


Em frente a Fundació Joan Miró



Uma escultura na frente da Fundação


Como estava fechada a fundação, fomos passear pelo jardim.

O Montjuïc é um jardim maravilhoso. Onde tivemos o prazer de ter a calma, paz e tranquilidade de um lugar arborizado e muito gostoso.







Juju já se preparando para a foto










Eu já com a minha ideia de colocar o pezinho na água...











Caminhada para o outro lado do jardim


Estatuas que quem foi visitar encontrarão pelo caminho



Quando chegamos a paz, tranquilidade era nítida... tudo o que eu precisava, acho que todos!


E fotinhos na fonte...


Muitas árvores, passarinhos, água, calmaria... PAZ!








Tentando ficar na altura do Paulo...


Muitas placas no parque te dão a direção, ou seja, não precisa se preocupar que elas te orientam


E rumo ao Museu Nacional d´Art de Catalunya.


A vista que temos do Museu para a Cidade.


Estávamos esperando o pôr-do-sol










Um músico tocando para alegrar e finalizar nossa estadia em Barcelona












O time completo: Tavinho, Eu, Paulo e Ju










Fotinho descontraída...














Em frente ao Museu Nacional d´Art de Catalunya











Indo embora...







Já no caminho a procura de um táxi










Primeira cidade do nosso tour concluída e já estávamos mega felizes



Museu Nacional d´Art de Catalunya




Admirando o pôr-do-sol 










Aqui termino o tour  por Barcelona, mas deixando dicas...

Dicas dos locais a visitar no Montjuïc:
  • Castell de Montjuïc
  • Estadi Olimpic de Montjuïc
  • Fundació Juan Miró
  • Museu Arqueologico 
  • Museu Nacional d´Art de Catalunya
  • Plaça d´Espanya
  • Poble Espanyol

Lembrando que no Montjuïc foi onde aconteceu as Olimpíadas de 1992. Visitamos a noite, na verdade passamos de táxi assim que saímos do restaurante Monvínic, é lindo passear por lá a noite.

Outra dica é que em Barcelona você não precisa alugar carro, a facilidade que você tem com metro, ir conhecendo os lugares caminhando e táxi não é caro, vale a pena ficar a vontade, pois estacionamento eu percebi que não é algo tão fácil de se encontrar, principalmente no centro da cidade.

Compartilhando Conhecimento:
Em Barcelona por ser na Catalunia a língua é o catalão, mas qualquer brasileiro consegue se comunicar muito bem com seu "portunhol", além do mais a maioria das pessoas falam inglês, então fica mais fácil ainda para quem domina bem o inglês.

No nosso terceiro dia, fomos para o aeroporto que alugamos o nosso carro para dar sequencia na nossa viagem, pois isso foi só o começo.

Alugamos na Hertz o nosso "belinon" como o Tavinho apelidou. 

Dica, se você tiver GPS com mapa da Europa leve para a viagem, pois é muito caro alugar GPS na Europa, eles queriam cobrar EUR 200,00 somente o aluguel do GPS.

Arrumando a logística das malas


Optamos pelo método tradicional, viajar com MAPA e eu fui a co-pilota da viagem e o Paulo, o Piloto... enquanto isso Tavinho era o "pachazao" e a Ju "dorminhoca" kkkkkkkkkk... (desculpem Ju e Tavinho, mas eu precisava dar essa zoadinha rsrsrsrsrs) 


Essa foto eu precisava publicar para comprar o Tavinho"PACHA" kkkk... 



Aqui fica a saudade de Barcelona, e partimos rumo a San Sebastian nosso destino, porém paramos em Zaragoza onde almoçamos e depois Pamplona, onde demos muitas risadas até chegar em San Sebastian...

Aguardem o próximo post, estou pensando sobre o que vou dar dicas.

Espero que as dicas sejam validas para quem for para lá, e que quem não pensava ir comece a pensar porque Barcelona é lindaaaaa!!!

3 comentários:

  1. Portuguesa vc me zoou um monte kkk. Mas ficou bem legal, bjosss. Ps vou roubar umas fotos kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tavinho desculpa as brincadeiras... rsrsrsrs mas não tinha como descrever essa viagem sem dar uma zoadinha kkkkk... pode pegar as fotos que quiser do blog! Beijos

      Excluir
  2. Cada foto lindaaa hein amiga?!! Não teve como não sentir uma dorzinha no fundo do peito de ter perdido essa viagem com vocês!!! Na próximo estou dentro hein?! #noexcuses :P

    ResponderExcluir