quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CAPE TOWN - Uma experiência gastronômica

CAPE TOWN ( CIDADE DO CABO )

Confesso que hoje está difícil de escrever sobre a Cidade do Cabo, pois não sei por onde começar... Gastronomia, Passeios, Hotéis, lojinhas... difícil...

Uhm... decidi! Vou falar sobre gastronomia, que foi o que mais fizemos por lá... e para começar, vou falar do meu primeiro almoço na Cidade do Cabo, Belthazar, o restaurante escolhido.

Na verdade, eu queria ir almoçar no restaurante chamado TASCA DE BELÉM, porém estava fechado, mas eu sabia o que queria comer, peixe, frutos do mar, de preferência estava louca por um bacalhau a moda portuguesa! ( saudades da terrinha da minha vovó Brigida ).

O Belthazar já tinha sido indicação do Eduardo, da Grand Cru Moema (http://grandcrumoema.com.br/gc/), ele nos disse que precisávamos ir lá conhecer, principalmente porque lá almeja ter a melhor seleção de vinhos na taça da África do Sul.

Os vinhos servidos em taças ficam na enomatic. (foto de uma enomatic abaixo)

Compartilhando conhecimento: o que é uma enomatic?
Enomatic é algo tipo uma vitrine de vinhos. Na verdade, é uma máquina que quando você abre uma garrafa de vinho e não vai tomar inteira você conserva ela lá, pois ela tem um sistema de conservação de nitrogênio, para o vinho não perder as características dele depois de aberto.

Em São Paulo eu sei que o restaurante AMADEUS tem enomatic. 

A "pequena adega do restaurante"

O detalhe em azul é uma enomatic 


Esse restaurante fica no V&A Waterfront dentro do shopping VICTORIA WARF. Na verdade tem uma seleção de restaurantes muito bons por lá e esse é o melhor shopping da Cidade do Cabo.

Eu só sabia que queria frutos do mar, peixe, e nada de carne... então pedimos uma sugestão para o garçom e ele falou que podia mandar um mix de frutos do mar com peixes, mas o prato era gigante para duas pessoas...

Para começar eu queria comida tipica portuguesa, estava com lombrigas rsrsrsrs e vi que tinha sardinhas... mas, não é tipo as sardinhas portuguesas que minha avó faz ou eu como em Portugal, bom para mim a melhor sardinha do mundo é a de Portugal, comendo no país.

Minhas sardinhas



Já o Paulo foi nas ostras... eu nunca vi alguém comer tanta ostras de uma só vez, bom acho que talvez o meu amigo Caio ...  Dessa vez, as ostras do Belthazar foram eleitas as melhoras ostras já provadas pelo Paulo, e eu provei e aprovei.

Caio Ermani e Natália Pozitel essas ostras são em homenagem a vocês! Lembramos do Caio na hora!


Falando agora nos pratos principais: Eu fiquei na sugestão do cardápio lulas grelhadas com arroz, vegetais.

Meu prato, estava simplesmente MARAVILHOSOOOOO!!!


Já o Paulo foi na dica do garçom, que ele ia ver com o Chef se conseguia trazer uma seleção dos frutos do mar mais frescos do restaurante em uma porção menor ... e não que conseguiu!

Descrevendo esse prato: 2 lagostas, 3 camarões tigres e o resto camarões normais (para mim esse é camarão gigante)


Deu água na boca né??? uhmmmmmmmm... que saudades!

O vinho que tomamos para acompanhar foi um MM LOUW que é um Sauvignon Blanc 2012, perfeita a harmonização.

Esse restaurante é muito famoso também pela carne. A comida é preparada com qualidade e perfeição. A carta de vinhos é extremamente variada. Agora, vale a dica, esse prato foi o prato mais caro de toda a viagem, não lembro direito o preço, mas eu lembro que quando pedi para ver a conta, eu me assustei! Mas uma vez na vida vale a pena! Também não perguntamos o preço e mandamos vir o prato!

A noite estávamos meio que sem fome, mas acabamos indo jantar no SEVRUGA que fica também no mesmo local do Belthazar. 

Sobre o Sevruga, foi um restaurante ok, comemos comida japonesa, mas tinha muita maionese em cima dos sushis, então eu não curti muito, fora que eles desmanchavam muito. E outro detalhe, antes de pedirmos a conta o garçom veio e nos trouxe a conta, afffff!!! Achei deselegante pois tinha mais mesas jantando. Eu não voltaria lá!
Ahm, detalhe esqueci de tirar fotos! rsrsrsrsrs...

Como somente tínhamos 2 dias na Cidade do Cabo, e na última noite tínhamos já uma reserva de um jantar, no nosso segundo dia queríamos algo mais leve.

O nosso café-da-manhã no hotel One&Only onde ficamos hospedados era divino. Muita variedade de pães, queijos, ovos, leite, iogurte, e até ostra fresca tinha no café-da-manhã, demais! Tudo incluso, uma delícia!

Bom, já era quase 15hs e eu morrendo de fome, o Paulo até cogitou de irmos no McDonald´s, porém eu já tinha visto um restaurante dentro do shopping Victoria Wharf que estava lotado e a "cara" da comida parecia ser muito boa. É tipo aqueles restaurantes quiosques que tem em shopping.

Cape Town Fish Market é o nome do restaurante que almoçamos, especializado em Sushi, Sashimi, para quem gosta de comida japonesa ou o prato tipico inglês "Fish&Chips" perfeito, muito mas muito melhor que o Sevruga! 
Super recomendo!

Prato do Paulo, foi uma combinação 4x4 que eles chamam, dica do garçom! Perfeito, saboroso, divino!

Para acompanhar nossos pratos, o Paulo pediu meia garrafa de Veuve Clicquot 
As taças são da Veuve Clicquot

 Meu prato! Eles insistem em colocar abacate nos sushis, não curto muito rsrsrsrs 

Esse foi o nosso almocinho leve e rápido pois não queríamos "queimar largada" para nosso jantar.


Esse espaço agora vai ser reservado para falar do restaurante THE TEST KITCHEN.

THE TEST KITCHEN é um restaurante gastronômico, inaugurado em 2010. O Chef Luke Dale-Roberts é fantástico, sua desconstrução na culinária é maravilhosa, tudo tem sabor.


O restaurante fica em uma vilinha bem interessante em Cape Town. Tem alguns restaurantes e quando você visualiza o The Test Kitchen um restaurante com porta pequena e tamanho não muito grande, onde a cozinha fica no meio, os garçons com roupas coloridas e super descolados e descontraídos você acha que está no restaurante errado! Mas não, isso é a alta gastronomia!

A cozinha no meio do salão - The Test Kitchen 








As mesas... clientes jantando 






Ficamos sentados bem ao lado da cozinha, praticamente encostados









Começando por falar em Menu, o restaurante oferece 3 tipos de Menu. O menu da foto acima (primeira foto), que é  um Menu tradicional e os outros 2 Menu são Menu´s degustação. Um com 5 cursos, que foi o que escolhemos, chamado: Discovery Menu e outro com 9 cursos, na minha opinião seria muito, e o nome desse curso é Dinner Gourmand.


Acho melhor ir postando as fotos e vou descrevendo sobre o que comemos. O menu de 5 cursos, o qual escolhemos oferece opções tipo: o primeiro curso tem 2 opções, o segundo curso umas 3 opções e você pode escolher, achei bem legal isso... pois eu queria um tipo de comida e o Paulo outro...








Couvert: pães deliciosos e eu pedi um drink de goiaba que o garçom sugeriu!













Primeira entradinha antes do curso, eles serviram com batata palha, um sashimi de salmão, queijo estava muito bom

Primeiro curso: escolhemos escalope grelhado, aspargos, um molho de tofu, uns escalopinhos cozidos com shitake cozido e torrado









Esse vinho foi para harmonizar meu segundo curso









Meu segundo curso: uma seleção de cogumelos de outono


 Segundo Curso do Paulo: Cogumelos e peito de pato com glacê de pães doces e variedades de cebolas

                                                                                                                                                                                                                                                                         







Esse vinho foi para acompanhar meu terceiro curso



















 E esse foi o vinho que acompanhou o terceiro curso do Paulo
 Esse prato foi meu terceiro curso: bife de filet defumado com gorgonzola catalã, e essa gema é uma geleia de pera, gostoso mas o prato do Paulo foi muito melhor que o meu.




Esse foi o terceiro curso do Paulo: que é um foie gras maravilhoso, com um pedaço de confit, muito bom


Para limpar o paladar para o prato principal, eles serviram tipo um frozzen com esssa "cereja" que na verdade é uma geleia de campari, bem amargo para não ter mistura e você poder saborear o prato final.


Quarto curso, o meu: peixe local (peixe de água salgada tipico da África do Sul), com ravioli de ovo e couve-flor, lagostin e um molho tipico de primavera. Excelente!


Agora o prato do Paulo, o quarto curso dele foi SENSACIONAL, assim que eu terminei de provar uma reação inesperada surgiu de mim, eu comecei a bater palmas... Simplesmente foi o ponto alto da gastronomia esse prato...

Peito de Pato cozido em 2 modos: um rápido e outro lento, com um creme de truffle e foie gras... DIVINO!



Agora os quinto curso foram sobremesas!

A minha não estava neste cardápio mas eu insisti para o garçom tentar mudar, pois eu amo chocolate... e eis que surge... canoli de chocolate com um mousse, brioche e um bolinho de chocolate... AMEI!


Sobremesa do Paulo: Panqueca de Banana com canoli de manga, sorvete de frutas da estação e tapioca de fusão de limão! Espetacular!

E para finalizar veio esses bolinhos em uma pedra, bolinhos de chocolate com pó de ouro e alecrim! SENSACIONAL!

Esse foi o nosso jantar no The Test Kitchen, foi o ponto alto da nossa gastronomia na África do Sul, não tem como dizer que a comida é ruim, pois nós adoramos todas!

Uma dica para quem for jantar no The Test Kitchen, vale super a pena pedir o Menu Discovery harmonizado pelos vinhos, é algo custo X beneficio. 

Adicionando, lá os garçons são mais frios e mais profissionais, não vai ter tanto o calor humano, tirando o calor que você sente da cozinha rsrsrsrs

Nós fomos de táxi para o local, do nosso hotel até lá o táxi não chegou a R$20,00, por trecho.

Dicas de restaurante na Cidade do Cabo:


  • Belthazar Restaurant and Wine Bar - fica no Victoria Wharf no bairro V&A Waterfront
  • Baía - fica no Victoria Wharf no bairro V&A Waterfront
  • Den Anker Restaurant and Bar - fica no mesmo lugar que os 2 acima citados
  • Cape Town Fish and Market - o restaurante que almoçamos improvisando e amamos! Fica dentro do Shopping para quem gosta de peixe e comida japonesa!
O próximo post será dicas de hotéis na Cidade do Cabo e o que fazer, finalizando assim África do Sul e posteriormente irei falar sobre Miami, Barcelona, Istambul, Las Vegas, Londres... bom sinceramente ainda não sei de qual dessas cidades vou falar ... está difícil a escolha... mas AGUARDEM!!!

4 comentários:

  1. Estou adorando essa experiencia gastronômica!!!! Muito bom o post Maria!!! Deu água na boca!!!! Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Mafê sacanagem essas ostras! além de muita vontade me deu muita fome!!! ahahahhah!

    ResponderExcluir
  3. Polly e Natália (Bigão), se deu vontade, imagina eu relembrar essas comidas??? rsrsrsrs até para mim foi difícil fazer esse post, porque passei vontade!!! Rsrsrs Bigão mostra para o Caio! Beijos Meninas, e prometo no próximo post não vou falar de comida!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Quanta coisaaaa de dar água na boca amiga!!!! Estou amando o blog!!BJusss

    ResponderExcluir